sábado, 26 de julho de 2008

Lei Seca chega às águas


Por Sânio Eduardo Fontes de Aquino.

A lei que pune o motorista que bebe e dirige pode ser estendida a quem pilota embarcações. Isso porque a Marinha estuda estender sua aplicação para as águas brasileiras, também a fim de reduzir a quantidade de acidentes, muito embora o número seja bem menor do que aquele registrado nas estradas.
Ainda está em estudo o nível de álcool que será permitido aos condutores das embarcações, mas o Almirante Julio Soares de Moura Neto, da Capitania dos Portos do Rio de Janeiro, espera que o mesmo rigor das blitzes em terra ocorra na água (no mar e nos rios).
A Marinha do Brasil já dispõe de regulamentação semelhante, mas, segundo o Almirante, trata-se de algo muito subjetivo, pois a previsão é de retenção da habilitação por até 125 dias para o condutor que for flagrado "embriagado".
Enquanto o projeto de alteração é analisado pelo Jurídico da Marinha, os oficiais já falam em aquisição de etilômetros (os populares "bafômetros").

Imagem: Freguesia de Santana - Ilha Grande - Sânio.

Um comentário:

  1. A lei seca das águas poderia se chamar Lei Lars Grael, meu caro. Ele mais do q ninguém sabe o q é um sujeito guiar uma embarcação 'em estado de embriaguez'...

    ResponderExcluir

Agradeço o interesse e espero mesmo por sua impressão.
Obrigado.

Visite o blog da minha filha, Ana Luiza!