quarta-feira, 30 de julho de 2008

Por que o consumo de álcool causa tantos acidentes?


Agência Estado
Palavra do especialista
14 de abril de 2006 - 11h37

por Arthur Guerra de Andrade (*)

Embora tenhamos poucos estudos que relacionem o número de acidentes de trânsito ao uso de bebidas alcoólicas, levantamento realizado pelo Instituto Médico Legal (IML) de São Paulo revela que 47% das vítimas fatais de trânsito, entre colisões e atropelamentos, apresentavam álcool no momento do acidente. Mesmo com uma lei restritiva ao uso de bebidas e a direção, a impunidade e a falta de percepção dos riscos é muito grande, principalmente entre os jovens. A fiscalização deveria ser imediata e a punição objetiva, o que não acontece.
Então as pessoas bebem e dirigem porque sabem que não serão punidas. As vítimas, em sua grande maioria, são homens abaixo dos 40 anos. Ainda que não tenhamos estatísticas nacionais amplas, todos os trabalhos regionais apontam para a grande relação entre acidentes de trânsito com veículos automotores e o uso de álcool.
Ao beber, mesmo em pequenas quantidades, o motorista sente-se mais corajoso para dirigir mais rápido e com menos cuidados, já que diminui de forma significativa a sua autocrítica. A ingestão de uma dose de bebida destilada, desde que acompanhada de alimentos, ou uma lata de 350ml de cerveja ou um copo de vinho, não afetaria a capacidade de direção veicular. Mas são necessários programas e campanhas educativas permanentes e acompanhadas de fiscalização efetiva para levar à mudança de comportamento: o de não dirigir quando beber ou não beber quando for dirigir, da mesma forma que foi incorporado pelos motoristas o uso o cinto de segurança.

(*) Psiquiatra e presidente-executivo do Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (Cisa). CRM 33.807. Site: www.cisa.org.br

http://www.estadao.com.br/saude/artigos/materias/2006/abr/14/49.htm

2 comentários:

  1. Caberia acrescentar ao brilhante relato, a necessidade de adequação por parte do poder público para que se cumpra a lei-seca sem causar desemprego em bares: melhorar o transporte público e dar segurança aos que dele se utilizam, motivando assim que mais veículos ficassem em casa, melhorando 'de carona' a qualidade de vida de todos nós com um ar menos poluído. E então? Mas, no geral, é assim. O cinto de segurança foi determinado pelo poder público mas cumprido pelo fabricante dos veículos e pelos usuários. Com o transporte, como será? Hmmm, acho q rende outro post...rsrsrs

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  2. Acredito que essa "tolerância zero" seja positiva no sentido de que as pessoas acabam, inevitavemlmente, discutindo o assunto direção-álcool e a mídia o traz a tona. Debater é muito importante para que as pessoas tornem-se conscientes do risco de misturar essas duas ações (beber e dirigir).
    Agora, é o que a leitora comentou: tem que melhorar os transportes públicos e dar mais segurança para que as pessoas comecem a usar menos os carros, inclusive quando não forem ingerir álcool, e conseqüentemente ajudarmos nosso planeta, não é mesmo?!

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Agradeço o interesse e espero mesmo por sua impressão.
Obrigado.

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